IPVA 2020 em Alagoas: veja datas e como consultar valores

O calendário para o pagamento do IPVA 2020 e a tabela de valores já foram definidos pela Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz). O contribuinte que pagar em cota única até 31 de janeiro vai ter desconto de 10%.

O valor do imposto em 2020 vai ser, em média, 3,54% menor do que em 2019, devido à desvalorização dos usados. De acordo com a Sefaz, as alíquotas serão as mesmas deste ano.

O pagamento do imposto pode ser feito em cota única ou em até seis parcelas, que não podem ser menores que R$ 100. O pagamento parcelado segue prazos específicos, de acordo com o final da placa do veículo (veja o calendário na imagem abaixo).

 

Tabela com prazos do vencimento de cada parcela do IPVA em Alagoas foi publicada no Diário Oficial — Foto: Foto: Reprodução

O boleto está disponível no site da Secretaria da Fazenda (clique aqui). Após entrar no site é preciso clicar em “Espaço do Contribuinte”, escolher a opção “IPVA” e depois “Emissão de Boletos”, informando o Renavam e placa. O boleto também pode ser emitido presencialmente nas Centrais Já!.

Como calcular

Para descobrir qual o valor a ser pago pelo IPVA neste ano, é preciso saber o valor venal do seu veículo. As informações foram disponibilizadas no Diário Oficial do Estado, por modelo e ano, diz o G1.

Para calcular o valor do imposto, é preciso aplicar as alíquotas referentes a cada categoria de veículo (veja na tabela ao final do texto) sobre o valor venal

De acordo com a Sefaz, é possível usar os créditos da Nota Fiscal Cidadão (NFC) para abatimento do IPVA. Para isso, é preciso realizar o procedimento até o dia 30 de dezembro. O contribuinte que escolher abater o valor do tributo precisa solicitar no site da NFC. O veículo tem que estar no nome do usuário cadastrado na campanha para que o procedimento seja validado.

Alíquotas para cálculo do IPVA 2020

CATEGORIA ESPECIFICAÇÃO ALÍQUOTA
Ônibus Ônibus, micro-ônibus, caminhões, cavalo mecânico, aeronaves e embarcações 1%
Motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta e similares Até 50 cilindradas 0%
Não superior a 150 cilindradas cúbicas 2%
Potência acima de 150 até 400 cilindradas cúbicas 2,75%
Potência acima de 400 cilindradas cúbicas 3,25%
Automóvel de passageiro, de carga ou misto Potência de até 80 hp 2,75%
Potência de 81 hp até 160 hp 3%
Potência acima de 160 hp 3,25%
Veículos que utilizem gás natural ou veículos híbridos que possuem mais de um motor de propulsão, usando cada um seu tipo de energia para funcionamento, sendo que a fonte energética de um dos motores seja a energia elétrica 1,5%
01/01/2020